segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Flores no Deserto

Olá. Eu tenho um blog. Mas isto não importa. O que importa é que nele há uma lista de links que julgo dignos de um clique, e entre eles está um entitulado "Flores no Deserto". Muitos se perguntam que diabos são "Flores no Deserto" e o que elas fazem na minha lista de lugares que eu gosto de bisbilhotar na internet. Pra quem já se deu ao trabalho de bisbilhotar, viu que trata-se de uma banda. Certamente uma das bandas mais legais já surgidas no Brasil na última década.

Esqueça os clichês dos rótulos que a indústria musical insiste em fabricar. Vega, a banda, faz um rock despretensioso e muito gostoso de escutar. A vocalista Cláudia Gomes tem formação clássica e tem contato com a música desde os seis anos, o que lhe permite passear por todas as nuances vocais que uma banda deve ter para você chamá-la de sua preferida. A banda se completa com Mingau, baixista com passagens por bandas conhecidas do rock brasileiro, entre elas Ultrage a Rigor, Inocentes e o Capital Inicial. Kleine, produtor musical, tendo produzido trabalhos de Edgar Scandurra, Andreas Kisser, Luis Carlini e outros. Caio é o batera, também multibanda, presente em vários projetos paulistanos.

Hmmmmmm, todo mundo de São Paulo, nhéam? Não, a Cláudia é de Umuarama, Paraná. A Vega é uma banda que me encanta pela harmonia dos dotes vocais da Cláudia e o desempenho dos caras. Devo confessar que eu não gosto de Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, entre outros, salvo algumas pouquíssimas canções que conseguem me tocar. Mas o legal do Vega é que eles não têm essa faceta mainstream que as outras bandas têm e nem querem isso. Como eu falei, eles fazem uma música despretensiosa e gostosa de ouvir. Até por que, se estivessem sob as asas e a pressão de uma grande gravadora com metas de vendas, aí sim, eles não seriam tão espontâneos e livres como soam.

A Vega se diferencia das demais no cenário atual, que julgo muito injusto com os artistas: Sempre incentivados a se reinventar, a seguir alguma tendência, a ter um calendário de lançamentos, a de se preparar para conseguir emplacar um hit, seja no verão, seja na novela... Tudo isso deveria ser consequência de um trabalho feito com naturalidade e não em escala industrial que muita gente anda experimentando por aí...

É como se essas bandas que seguem por aí tentando se reinventar para continuar na ativa ou se mantendo no passado à sombra de seu nome fossem um mar de salgadinhos fabricados em escala industrial e a Vega fosse um biscoito fino no meio disso tudo.

Suas letras falam de superação, de finais, de relacionamentos (consigo mesmo e com o mundo), de insatisfação, e muitas são contemplações da vida ao nosso redor. Atualmente, estão com o segundo disco na praça, que se chama "Novos Tempos". Qualquer dúvida, acesse o site ou clique o play e assista o vídeo de uma das canções mais legais deles:


domingo, 24 de agosto de 2008

Apresentando: Sara Bareilles




Estava assistindo "Loving Annabelle" quando tocou uma música linda.
na hora pensei "não conheço essa música da Sarah Mclachlan!"
esperei até aparecerem os creditos das músicas e descobri que se tratava de uma outra Sara, Sara Bareilles e a música era "Gravity".
desde então não consigo mais ficar sem ouvir essa artista maravilhosa.
ela canta, compõe e toca piano (muuuuuuuuiittooo bem!).
a Sara tem aquela pegada feroz da Fionna Apple no piano, tem a suavidade da voz da Sarah Mclachlan e da Norah Jones.
mas ela tem o it. tem alguma coisa unica que a diferencia de todas as outras.
a sinceridade das letras, a explosão no piano, o canto das sereias que enfeitiça quem escuta.

ela lançou 2 CDs:

Careful Confessions (2003)
Little Voice (2007)

com um talento tão grande não demorou para a mídia se render aos encantos dessa cantora.
ela já vendeu mais de 1 milhão de CDs nos EUA e ta no top 50 da Billboard.
aqui no Brasil da pra escutar ela na trilha internacional da novela Beleza Pura, da Globo, com a música "Love song", que tbm tá com clipe concorrendo no VMA.

atualmente ela ta fazendo um tour com os Couting Crows e Marron 5.

fazia mto tempo que eu procurava ouvir uma artista como ela.
sabe qdo vc tem sede de ouvir algo que te hipnotize???
eu não podia escolher outra artista pra começar falando aqui no blog.
super recomendo! =)




segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Mulheres no Rock - Parte 1

Oi pessoas!!
tudo certinho????

esse blog tem a proposta de falar um pouco sobre Mulheres no Rock, como o titulo diz.
o objetivo é dar continuidade a idéia do André de Souza Carvalho, que criou a lista de discussão no Yahoo Groups, onde as pessoas falam sobre cantoras e bandas com mulheres que são interessantes para o publico conhecer.
se não fosse pelo André, que me chamou pra entrar na lista, eu nunca teria conhecido o som da MarthaV, que é uma das minhas cantoras preferidas e me influenciou mto no meu jeito de cantar e compor.

quando pensei em criar o blog queria que todo mundo que escrevia la na lista viesse escrever aqui, mas perdi contato com muita gente.
então, se vc escrevia lá e quer participar do blog me avisa! =)

boa sorte e longa vida para as Mulheres no Rock!!! =)

comunidade da Mulheres no Rock no orkut:

http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=5263694


site da Mulheres no Rock, feita pelo André, que é a pessoa nesse mundo que mais entende de Mulheres no Rock

http://www.mulheresnorock.pop.com.br/

Lista de discussão:

mulheres_no_rock-subscribe@yahoogrupos.com.br